Notícias
Segundo a Codau, impedimento é até segunda-feira (9), quando as equipes vão investigar e solucionar o problema da rede pluvial. Em Uberaba, o trânsito está impedido na Rua Oswaldo Cruz, esquina com a Avenida Leopoldino de Oliveira, no sentido Centro-Bairro. A interdição do local foi necessária, segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba (Codau), porque houve um abatimento na rede pluvial. A área vai ficar interditada até segunda-feira (9), quando as equipes da autarquia vão investigar e solucionar o problema.
Segundo a Polícia Militar, suspeito estava com o celular da ex-companheira. Homem com faca leva pânico ao centro de Rio Verde com ameaça de morte contra a mulher Um homem preso pela Polícia Militar (PM) neste sábado (7) ameaçou pessoas nas ruas com uma faca, fez vários funcionários de uma loja de reféns e causou pânico no centro de Rio Verde. Segundo a PM, o suspeito estava em busca da ex-esposa com ameaças de morte. Como não encontrou a ex-companheira na loja em que ela trabalha, o homem seguiu ameaçando pessoas nas ruas e de outros estabelecimentos. "Dentro de uma loja, vários funcionários foram feitos reféns com ameaças de morte", relata o sargento da PM, Marcone Furtado. Ele tentou fugir do local quando não encontrou a ex-mulher, mas foi preso em seguida por policiais do Comando de Operações de Divisas (COD) que patrulhavam a região. Com o suspeito, estavam o celular da ex-esposa e a faca usada nas ameaças. Segundo o sargento Marcone Furtado, ele pode ter encontrado alguma mensagem no celular da mulher e saiu com a intenção de matá-la. Separados há sete meses, o homem confessou aos policiais que não aceitava o fim do relacionamento. Veja outras notícias da região no G1 Goiás. Faca e celular encontrados com o suspeito que causou pânico em Rio Verde, Goiás Divulgação/Polícia Militar de Goiás
Uma pesquisa aponta que seis em cada dez brasileiros pretendem se autopresentear na data. Vendas de Natal movimentam shoppings e comércio de rua em São Paulo O corre-corre para as compras de fim de ano já movimenta os shoppings e o comércio de rua mais popular de São Paulo. A expectativa é de um Natal mais gordo este ano. Dezembro mal começou e já tem gente cansada dessa história de bater perna em shopping. É que os corredores estavam cheios de consumidores que não querem esperar lotar de vez para fazer as compras de fim de ano. "A gente fica sem opção de escolha também, porque vai acabando, então quanto antes a gente conseguir resolver melhor”, diz a comerciante Patrícia Hautt. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo espera que as vendas em dezembro passem dos R$ 76 bilhões no estado. Um aumento de 7% em relação a 2018. “Os lojistas estão com cara bem feliz, vamos ver, tomara que dê certo para todo mundo”, afirma a dona de casa Estela Lastrucci. Longe do ar condicionado dos shoppings, o calor não desanimou quem foi a uma das principais regiões de comércio popular de São Paulo: a 25 de Março. O pessoal estava levando de tudo. “Eu estou feliz porque comprei meu lustre que tanto queria para minha sala, né, deixar minha sala linda e maravilhosa para o Natal”, conta a auxiliar-técnica Ana Paula Souza. “Brinquedo para as crianças, tudo presente”, diz a cabeleireira Jaqueline de Souza. O melhor argumento para enfrentar o aperto, o empurra-empurra e as filas de mais de meia hora nos caixas é o preço. “Achei (o que precisava), mas está muito cheio, então estou levando menos do que eu queria”, afirma a enfermeira Andreia Silva. Deste sábado (7) até o Natal, a tendência é que a 25 de Março fique cada vez mais cheia. É que, nesse mês, cai a segunda parcela do décimo-terceiro salário. E, por causa das férias escolares, muita gente de outros estados viaja para São Paulo para fazer as compras de Natal. Depois de alguns anos bem mais ou menos, nesse ano os lojistas estão mais animados. A expectativa dos lojistas é de um aumento de 3% nas vendas na comparação com o Natal de 2018. “O ânimo está bem melhor, pessoal mais animado, a gente veio de anos bem piores, né, onde se corria bastante para empatar. Agora, a gente está pensando em crescimento já”, conta Jorge Dib, presidente da Associação de Lojistas. Pelas contas dos lojistas, um milhão consumidores passam pela região da 25 em um sábado nesta época.
Manifestantes bloquearam uma rodovia em protesto contra o atentado. A Polícia Federal está investigando o caso. Ataque a tiros deixa dois índios mortos e dois feridos no Maranhão Dois índios guajajara morreram e dois ficaram feridos em um ataque a tiros no interior do Maranhão. A articulação dos povos indígenas no Brasil afirmou que os dois mortos eram caciques guajajaras: Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara. Os outros dois atingidos estão internados em uma unidade de saúde da região. Um deles em estado grave. Em um vídeo feito logo após o ataque, o índio identificado como Nelsi Guajajara, aparece caído no chão, com ferimento na perna. Assustado, ele conta como foi o ataque: 'Quando chegou perto de nós, ele atirou ali nos dois. Deu dois tiros ali". O atentado foi no início da tarde, na aldeia El Betel, terra indígena guajajara. O grupo estava perto do município de Jenipapo dos Vieiras, no centro sul do estado. Segundo a Funai, os índios foram atacados logo depois de saírem da aldeia Coquinho, às margens da BR-226, onde lideranças indígenas de várias aldeias da região participavam de uma reunião com representantes da Eletronorte. Ainda de acordo com a Funai, os disparos foram feitos por homens que estavam em um carro branco: ‘Ali, no trecho que passa da BR por dentro da terra indígena é um ponto muito comum de assaltos. Não por parte dos indígenas, pessoal mal-intencionadas, e acaba se associando a imagem dos indígenas ali. E por conta disso, eles vinham recebendo ameaças’. Revoltados, os índios interditaram a rodovia. Uma equipe da Polícia Federal foi até o local para iniciar as investigações do crime. “Efetivamente, uma situação muito grave e que não pode ficar só na esfera estadual. É necessário que a Polícia Federal atue de uma maneira contundente”, diz Rafael Silva, presidente da comissão de direitos humanos da OAB. A Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Maranhão repudiou o ataque. ‘ A gente fica estarrecido com essas notícias, é lamentável que a gente tenha que conviver com esse tipo de notícia’, afirma Jonata Galvão, sec. Direitos Humanos em exercício/MA. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou, em uma rede social, que está avaliando a viabilidade do envio da Força Nacional à região, e lamentou o atentado e prestou solidariedade às vítimas e aos familiares. É o segundo ataque com mortes em pouco mais de um mês no estado. No início de novembro, o líder dos Guardiões da Floresta Paulo Paulino Guajajara foi morto a tiros em uma emboscada feita por madeireiros, na reserva Araribóia. A Polícia Federal também investiga o caso. Até agora ninguém foi preso.
Segundo a Prefeitura, o intuito e fazer a troca de aprendizado entre músicos e plateia. Confira a programação. Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e Quarteto de Cordas de São Paulo se encontram neste fim de semana Divulga Começou neste sábado (7) as apresentações da Orquestra e Banda Filarmônica de Patos de Minas ao lado do Quarteto de Cordas. O evento faz parte da programação de concertos gratuitos de fim de ano na cidade. Os espetáculos ocorrem em dias e locais diferentes; veja programação abaixo. Segundo a Prefeitura de Patos de Minas, o intuito do encontro é enriquecer a troca de experiência entre os músicos e plateia. Para isso, o quarteto de São Paulo preparou um repertório especial com canções natalinas e outras composições clássicas para instrumentos de cordas. Neste sábado, o espetáculo foi do Quarteto Cordel na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Confira quais as próximas apresentações na cidade: Domingo (8): a Catedral de Santo Antônio de Pádua será palco do encontro entre Quarteto Cordel e Camerata de Cordas da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas, às 19h. Quinta-feira (12): a Banda Filarmônica de Patos de Minas vai ao Sest Senat para concerto às 20h.